PROPOSTA DIDÁTICA
PARADIDÁTICO: O MENINO QUE
DESCOBRIU AS PALAVRAS
AUTOR (A): CINEAS
SANTOS E ARCANJO
EDITORA: ÁTICA
RESUMO DO LIVRO:
Era
uma vez, um menino
Que,
ainda bem pequenino,
Descobriu,
todo contente,
Que
palavra é que nem gente:
Umas
são festas e alegria,
Como
palhaço e folia;
Outras
são sempre tristeza,
Como
doença e pobreza.
Percebeu
o menininho
que a
palavra carinho
Até as
plantas entendem,
Todos
os seres compreendem,
Não se
conteve e gritou:
"Carinho
é filho do Amor!"
O
menino descobriu,
Ficou
feliz e sorriu,
Que
algumas são brilho, luz,
Como a
palavra Jesus;
Outras
são dura verdade,
Como
tempo, dor, saudade;
Palavras,
pura beleza,
Como
homem e natureza.
Palavras,
só emoção,
Como
poesia e canção.
Descobriu
que a mais querida
É
sempre a palavra Vida.
O
menino, então, dormiu
E uma
palavra o cobriu,
Lençol
que não é de pano,
Feito
de paz e de sono.
OBJETIVOS:
·
Identificar
a estrutura das palavras ( letras e sílabas) assim como a sonoridade das
palavras rimadas
·
Produzir
novas rimas com palavras diferentes
·
Promover
a ressignificações das palavras e temas abordados pelo livro, propiciando a
produção de novas definições.
·
Trabalhar
as palavras chaves (TRISTEZA, CONTENTE, ALEGRIA, FOLIA, POBREZA, CARINHO, AMOR,
TEMPO, DOR, SAUDADE, BELEZA, EMOÇÃO, VIDA, PAZ) atrelando as expressões faciais
dos sentimentos.
·
Trabalhar
o significado das palavras do livro (uso do dicionário) intercalando com a
realidade dos alunos
·
Produzir
frases e pequenos textos/poemas tendo como base a estrutura poética presente no
livro.
·
Trabalhar com os alunos a leitura rimada,
associando com outras historias que eles já haviam escutado dessa forma.
·
Aprimorar o vocabulário na hora da leitura
oral, substituindo algumas palavras do
texto, por sinônimos sugeridos por eles.
1ª ETAPA: APRESENTAÇÃO
DO LIVRO
Iniciar mostrando a capa (figuras, autores,
título, editora etc.) questionar os alunos sobre o que acham que se trata o
livro. Registrar a fala dos alunos na cartolina e colocar no mural da turma e
solicitar que escrevam no caderno de português.
O QUE VOU APRENDER COM O LIVRO: O MENINO QUE
DESCOBRIU AS PALAVRAS?
Atividade de sala: atividade no caderno
2ª ETAPA: RODA DE LEITURA
Iniciar a leitura do livro, solicitar que os
alunos sentem na rodinha, começar
a leitura devagar, para que os alunos possam acompanhar, dando ênfase as
palavras em destaque.
Após fazer algumas
perguntas.
Se achar necessário
solicitar que respondam estas perguntas no caderno.
-
O que são letras?
-
O que são palavras?
• Por que é tão importante aprender a ler e a
escrever?
• O que precisamos para ler e escrever?
• O que precisamos para ler e escrever?
-
Quem é o personagem da história?
-
Quais os sentimentos que apareceram nas páginas que lemos?
-
O que nos faz ficar contentes e tristes?
3ª ETAPA: PALAVRA E
RIMAS
Retomar a atividade de
casa, realizando a socialização das respostas. Solicitar que os alunos
Encontrem no texto as
palavras que estão em destaque trabalhando a rima melhorando assim sua leitura e ampliando o vocabulário.
Confeccionar fichas com as palavras que rimam
recortá-las e coloca-las numa caixa. Separar os alunos em duplas ou trios, onde
cada dupla deverá pegar uma ficha ler em
voz alta e solicitar que pesquisem no dicionário o significado. Após solicitar
que façam ilustrações e frases com as
palavras escolhidas (Gente, Contente, Alegria, Folia, Tristeza, Pobreza, Carinho,
Amor, Descobriu, Sorriu, Luz, Verdade, Saudade, Beleza, Natureza,
Emoção, Canção, Querida, Vida, Dormiu, Cobriu, Pano e sono).
Atividade de sala: fichas com as palavras +
ilustração no caderno de desenho
Atividade de casa: Atividade xerografada
4ª ETAPA: LETRA – PALAVRA –
DESENHO E FRASE
Explicar
o conceito de letra, palavra e frase. Após distribuir algumas palavras
presentes no livro e solicitar que os alunos realizem a atividade que será
colada no caderno.
Atividade de sala
Leia
a palavra que você recebeu e complete os espaços abaixo.
Sala:
Atividade no caderno
(colar)
5ª ETAPA:
TRABALHANDO O ALFABETO
Relembra a ordem alfabética, mostrando o alfabeto. Explicar que o alfabeto é um conjunto de letras que utilizamos para escrever as palavras. Ele é composto por 26 letras. Expor um cartaz com o alfabeto.
Solicitar que os alunos façam a leitura do alfabeto em voz
alta, fazer
questionamentos referente a ordem alfabética, quem vem antes e depois de
algumas letras. Após realizar a atividade xerografada
Atividade de sala: atividade xerografada
Atividade de casa: atividade no caderno (colar)
6ª
ETAPA: LEITURA E MONTAGEM DO LIVRO FATIADO
Nesta etapa iremos trabalhar
com o livro impresso e dividido em partes, para isso será impresso a história
do livro e dividiremos a turma em duplas ou trios. Na roda distribuir para as
duplas uma página do livro. Cada dupla irá ler sua parte e pintar as ilustrações.
Após todas as duplas irão ler suas partes em voz alta. Solicitar que montem o
livro na sequencia correta. Expor no cartaz.
Atividade
de sala: livro fatiado duplas ou trios (montagem de cartaz)
7ª ETAPA:
TEXTO COLETIVO COM INTERVENÇÃO DA PROFESSORA
Propor
que os alunos construam um texto coletivo, tendo como base o livro. Iniciar
questionando qual o personagem nosso novo texto terá.
-
será um menino ou uma menina?
-
Como iniciaremos a história? Etc.
A
medida que os alunos forem falando escrever no cartaz o texto produzido
coletivamente, ressaltar as rimas que deveremos colocar no texto.
Atividade de sala: texto coletivo ( cartaz)
Atividade de casa: produção textual +
enviar o livro para casa (trazer na próxima aula)
8ª
ETAPA: “ EU ESCRITOR” - CONFECÇÃO DE UM LIVRO
Iniciar fazendo a releitura
do livro, como os alunos já conhecem a história, ler e solicitar que completem
com as palavras que rimam. Após explicar que o escritor serão eles, explicar
que cada aluno receberá as 8 primeiras páginas do livro, onde deverão completar
com outras palavras e pintar as ilustrações. Destacar que o livro está
incompleto e cada um fará o final da história. Chamar atenção para as palavras
que irão escrever, pois as mesmas devem rimar com as demais.
Atividade
de sala: confecção do livro individual
9ª
ETAPA: CULMINÂNCIA - APRESENTAÇÃO DO LIVRO
Cada aluno irá expor seu
livro na sala de dança, para que os demais colegas leiam suas produções. Expor
o livro na pasta caneleta e enviar para casa.
Qual eo tema abordado desse texto?????📒
ResponderExcluirO tema é palavras.
Excluir