terça-feira, 8 de setembro de 2015



PROPOSTA DIDÁTICA
PARADIDÁTICO: O MENINO QUE DESCOBRIU AS PALAVRAS
AUTOR (A): CINEAS SANTOS E ARCANJO
EDITORA: ÁTICA

RESUMO DO LIVRO:


Era  uma vez, um menino
Que, ainda bem pequenino,
Descobriu, todo contente,
Que palavra é que nem gente:
Umas são festas e alegria,
Como palhaço e folia;
Outras são sempre tristeza,
Como doença e pobreza.
Percebeu o menininho
que a palavra carinho
Até as plantas entendem,
Todos os seres compreendem,
Não se conteve e gritou:
"Carinho é filho do Amor!"
O menino descobriu,
Ficou feliz e sorriu,
Que algumas são brilho, luz,
Como a palavra Jesus;
Outras são dura verdade,
Como tempo, dor, saudade;
Palavras, pura beleza,
Como homem e natureza.
Palavras, só emoção,
Como poesia e canção.
Descobriu que a mais querida
É sempre a palavra Vida.
O menino, então, dormiu
E uma palavra o cobriu,
Lençol que não é de pano,
Feito de paz e de sono.


OBJETIVOS:
·         Identificar a estrutura das palavras ( letras e sílabas) assim como a sonoridade das palavras rimadas
·         Produzir novas rimas com palavras diferentes
·         Promover a ressignificações das palavras e temas abordados pelo livro, propiciando a produção de novas definições.
·         Trabalhar as palavras chaves (TRISTEZA, CONTENTE, ALEGRIA, FOLIA, POBREZA, CARINHO, AMOR, TEMPO, DOR, SAUDADE, BELEZA, EMOÇÃO, VIDA, PAZ) atrelando as expressões faciais dos sentimentos.
·         Trabalhar o significado das palavras do livro (uso do dicionário) intercalando com a realidade dos alunos
·         Produzir frases e pequenos textos/poemas tendo como base a estrutura poética presente no livro.
·         Trabalhar com os alunos a leitura rimada, associando com outras historias que eles já haviam  escutado dessa forma.
·         Aprimorar o vocabulário na hora da leitura oral, substituindo algumas palavras  do texto, por sinônimos sugeridos por eles.
1ª ETAPA:  APRESENTAÇÃO DO LIVRO
Iniciar mostrando a capa (figuras, autores, título, editora etc.) questionar os alunos sobre o que acham que se trata o livro. Registrar a fala dos alunos na cartolina e colocar no mural da turma e solicitar que escrevam no caderno de português.
O QUE VOU APRENDER COM O LIVRO: O MENINO QUE DESCOBRIU AS PALAVRAS?
colar no caderno
Atividade de sala: atividade no caderno


2ª ETAPA: RODA DE LEITURA
Iniciar a leitura do livro, solicitar que os alunos sentem na rodinha, começar a leitura devagar, para que os alunos possam acompanhar, dando ênfase as palavras em destaque.
Após fazer algumas perguntas.
Se achar necessário solicitar que respondam estas perguntas no caderno.
- O que são letras?
- O que são palavras?
• Por que é tão importante aprender a ler e a escrever?
• O que precisamos para ler e escrever?
- Quem é o personagem da história?
- Quais os sentimentos que apareceram nas páginas que lemos?
- O que nos faz ficar contentes e tristes?

3ª ETAPA: PALAVRA E RIMAS
Retomar a atividade de casa, realizando a socialização das respostas. Solicitar que os alunos
Encontrem no texto as palavras que estão em destaque trabalhando a rima  melhorando assim sua leitura e ampliando o vocabulário.
Confeccionar fichas com as palavras que rimam recortá-las e coloca-las numa caixa. Separar os alunos em duplas ou trios, onde cada dupla  deverá pegar uma ficha ler em voz alta e solicitar que pesquisem no dicionário o significado. Após solicitar que façam  ilustrações e frases com as palavras escolhidas (Gente, Contente, Alegria, Folia, Tristeza, Pobreza, Carinho, Amor, Descobriu, Sorriu, Luz, Verdade, Saudade, Beleza, Natureza, Emoção, Canção, Querida, Vida, Dormiu, Cobriu, Pano e sono).
Atividade de sala: fichas com as palavras + ilustração no caderno de desenho
 
Atividade de casa: Atividade xerografada


4ª ETAPA: LETRA – PALAVRA – DESENHO E FRASE
Explicar o conceito de letra, palavra e frase. Após distribuir algumas palavras presentes no livro e solicitar que os alunos realizem a atividade que será colada no caderno.
Atividade de sala
Leia a palavra que você recebeu e complete os espaços abaixo.
                     

                                                                               Sala: Atividade no caderno (colar)
5ª ETAPA: TRABALHANDO O ALFABETO

Relembra a ordem alfabética, mostrando o alfabeto. Explicar que o alfabeto é um conjunto de letras que utilizamos para escrever as palavras. Ele é composto por 26 letras. Expor um cartaz com o alfabeto.

Solicitar que os alunos façam a leitura do alfabeto em voz alta, fazer questionamentos referente a ordem alfabética, quem vem antes e depois de algumas letras. Após realizar a atividade xerografada
 
 Atividade de sala: atividade xerografada                                           
Atividade de casa: atividade no caderno (colar)

                                                                                   
6ª ETAPA: LEITURA E MONTAGEM DO LIVRO FATIADO
Nesta etapa iremos trabalhar com o livro impresso e dividido em partes, para isso será impresso a história do livro e dividiremos a turma em duplas ou trios. Na roda distribuir para as duplas uma página do livro. Cada dupla irá ler sua parte e pintar as ilustrações. Após todas as duplas irão ler suas partes em voz alta. Solicitar que montem o livro na sequencia correta. Expor no cartaz.
Atividade de sala: livro fatiado duplas ou trios (montagem de cartaz)


 7ª ETAPA: TEXTO COLETIVO COM INTERVENÇÃO DA PROFESSORA
Propor que os alunos construam um texto coletivo, tendo como base o livro. Iniciar questionando qual o personagem nosso novo texto terá.
- será um menino ou uma menina?
- Como iniciaremos a história? Etc.
A medida que os alunos forem falando escrever no cartaz o texto produzido coletivamente, ressaltar as rimas que deveremos colocar no texto.
Atividade de sala: texto coletivo ( cartaz)
Atividade de casa: produção textual + enviar o livro para casa (trazer na próxima aula)

8ª ETAPA: “ EU ESCRITOR” - CONFECÇÃO DE UM LIVRO 
Iniciar fazendo a releitura do livro, como os alunos já conhecem a história, ler e solicitar que completem com as palavras que rimam. Após explicar que o escritor serão eles, explicar que cada aluno receberá as 8 primeiras páginas do livro, onde deverão completar com outras palavras e pintar as ilustrações. Destacar que o livro está incompleto e cada um fará o final da história. Chamar atenção para as palavras que irão escrever, pois as mesmas devem rimar com as demais.
Atividade de sala: confecção do livro individual

9ª ETAPA: CULMINÂNCIA - APRESENTAÇÃO DO LIVRO
Cada aluno irá expor seu livro na sala de dança, para que os demais colegas leiam suas produções. Expor o livro na pasta caneleta e enviar para casa.


2 comentários: